Prênteci Veloso

LIVRO: FOLHAS QUE CAEM VIDAS QUE SEGUEM
AUTOR: PRÊNTECI VELOSO
LANÇAMENTO EM BACABAL: 02/AGOSTO NO CEFRAM, ÀS 17 HORAS.
LANÇAMENTO EM SÃO LUÍS: 08/AGOSTO, NA AABB, ÀS 19 HORAS.


SINOPSE

Este livro começou a ser escrito com um lápis de maquiagem no dia em que o autor descobriu que tinha câncer, no consultório do oncologista. Em pouco mais de duzentas páginas, ele narra em primeira pessoa a história de um guerreiro que não lutou sozinho. Como ele mesmo diz, seu exército era poderoso: tinha Deus no comando, os Amigos apoiando e a Família suportando a barra.
Créditos da imagem: Prênteci Veloso
A agonia de um tratamento contra o câncer, que entre outros danos acarretou a retirada completa do estômago, não o impediu de registrar momentos doces e também momentos de reconhecimento ao lugar e às pessoas que o acolheram. Especialmente sua Fernandinha, companheira incansável, e sua mãe Bazinha, daquelas mães que fazem de tudo para ver seu filho... simplesmente... com saúde.
Ao intercalar as memórias de sua vida com as experiências vividas durante o difícil tratamento, o autor premia o leitor com situações que o fazem se sentir parte da história, por que muito do que é dito confunde-se com a vida de cada um de nós: as conversas em família, as brincadeiras de criança, os reencontros com amigos de longas datas... a superação de obstáculos extremos. Ao retratar as belezas naturais dos lugares por onde passou, somos presenteados com uma realidade que parecia não existir, mas que se torna palpável nesta obra, que nos brinda também com ensinamentos sobre Amor, Perdão, Gratidão, Companheirismo, Amizade, Fé, Racismo, Educação, Música, Política... e Leitura.
Mas o maior presente que este livro nos dá é a nítida presença de Deus em muitas de suas páginas. Prênteci Veloso, neste romance admirável, incorporou o conceito de fé em sua plenitude, sem questionar em nenhum momento os porquês. Ao contrário; preferiu crer no poder do Criador para superar os pequenos e os enormes desafios que tinha pela frente.
Se venceu ou se perdeu, você só terá certeza ao final da leitura. Mas uma coisa é certa: ele exercitou com maestria as três artes capazes de tornar a vida melhor, mesmo na dificuldade: Amar, Aprender e Acrescentar.


CURRÍCULO DO AUTOR:



44 anos de idade
Filho de Veloso e Lucimar - personagens do livro, Velosão e Bazinha
Casado com Fernanda Santos Silva - a Fernandinha
Pai do Jeff, da Jéssica e do Mateus

Concluiu o Ensino Fundamental no Conasa - Colégio de Nossa Senhora dos Anjos (Bacabal-MA).
Concluiu o Ensino Médio no Colégio Maranhense - Marista (São Luís-MA).
Graduado em Direito na Universidade Federal do Maranhão.
Pós-graduado em Gestão para o Desenvolvimento Sustentável - MBA - Universidade Federal do Mato Grosso.
Pós-graduado em Gestão Pública - MBA - Trevisan Escola de Negócios (São Paulo-SP).

Trabalhou como balconista e atendente em Farmácia e Clínica de Homeopatia, em São Luís-MA.
Foi funcionário do Banco do Estado do Maranhão, entre 1990 e 1993.
Atualmente trabalha no Banco do Brasil, desde 1993.
É advogado desde 2006.
É doador de livros infantis e juvenis e incentivador da Leitura, segundo ele, um dos principais caminhos para mudar as pessoas e os lugares.


É escritor desde 2013. Folhas que Caem Vidas que Seguem é seu primeiro livro.

Nenhum comentário: