Os pilares de uma amizade verdadeira

Amar, admirar, respeitar e apoiar: os pilares de uma amizade verdadeira 

Amizade, como conceito, é um relacionamento entre duas pessoas que se consideram amigos.
 Até então nenhuma grande novidade/descoberta que venha a mudar o mundo (rs). Mas, ultimamente, é comum presenciar a banalização da expressão amigo (a), pois muitas pessoas ,agindo pela fugacidade do nosso contexto atual, denominam como amigo qualquer pessoa que faça parte do seu convívio social, quando na verdade ser amigo vai muito além disso.
Ser amigo não é somente gostar de coisas em comum ou sempre acolher alguém mesmo quando a pessoa precisa de conselhos mais duros. Se bem que com essas características você está sendo amigo, porém nunca chegará a ser o melhor amigo, o amigo verdadeiro, o amigo irmão.
A amizade requer mais sorrisos e abraços
amizade
Ser um amigo verdadeiro, aquele que é nosso porto seguro, nosso irmão, não é uma escolha de vida e menos ainda loteria. Ser melhor amigo é uma virtude, sabe por quê?
Por nos guiarem a esperança, a paz e ao apoio da nossa identidade social.
Esperança pelo encontro da lealdade, do cuidado, do carinho, do amor e da confiança, sentimentos essências que estão em falta no nosso dia a dia. A paz por serem as pessoas mais sensatas a reverterem nossos momentos de angústia e desespero num ambiente contemplado pela paz. E o apoio a nossa identidade social dá-se pela aceitação, pois eles jamais te julgarão sem antes respeitar qualquer ou buscar compreender qualquer decisão sua, além da admiração pelo ser caráter, pelas atitudes tomadas diariamente.
Vale ressaltar que o fato de serem melhores amigos não implica a inexistência de estresses, brigas ou discussões, pois um relacionamento verdadeiro vai exigir momentos de diferenças e é neste ponto que os amigos irão comprovar a essência da amizade verdadeira, sabendo transformar o momento de crise, pedindo desculpa, reconhecendo que errou e, com isso, melhorar os aspectos que necessitam com muito diálogo.
 No mais, lembre-se que para termos uma amizade verdadeira e eterna é crucial que o amor, o carinho, a compreensão e o respeito sejam mútuos. Não é saudável que apenas um seja mais amigo do que outro, pois isto não é amizade verdadeira. Um relacionamento verdadeiro, seja qual for, só será eterno quando ambos sentirem e viverem tudo de maneira igual.
Portanto, dê valor aos seus amigos verdadeiros, pois uma pessoa que compartilha tudo com você sem pedir nada em troca merece o melhor que a vida pode oferecer. E sempre, sempre pratique os pilares de uma amizade verdadeira: amar, admirar, respeitar e apoiar seus amigos, já que preservar uma pessoa que te ama na sua totalidade é algo que devemos fazer sempre... para sempre.


Cristiane Lopes, acadêmica do 7º período no curso de Pedagogia- UEMA.

Nenhum comentário: