Tamba Tajá

Há milhares anos atrás, na tribo Macuxi, havia um guerreiro forte e corajoso que se apaixonou por uma linda jovem de sua aldeia. Ela lhe correspondeu tão nobre sentimento e passadas algumas luas, uniram-se em matrimônio.

Casal tão apaixonado nunca mais existiu. Passavam sussurrando juras de amor baixinho, um para o outro. Mas eis que um dia, um estranho mal se acometeu da indiazinha, tornando-a paralítica. O índio Macuxi, para não separar-se de sua amada, teceu uma tipóia e a carregava em suas costas. Mas apesar de tantos cuidados e carinhos, ela não resistiu à enfermidade e morreu.

O guerreiro foi então à floresta e cavou um buraco à beira de um igarapé, enterrando-se junto com sua adorada esposa, pois sua vida não tinha mais sentido sem ela.

Ao cair de algumas e chegando a grávida Lua Cheia, da sepultura brotou uma delicada planta, uma espécie desconhecida para os mais entendidos índios Macuxis. Era a Tamba-tajá, planta de folhas triangulares, de cor verde, trazendo em seu verso outra folha de tamanho reduzido, onde visualizava-se um bordado de um desenho que parecia-se com o desenho de um órgão sexual feminino. A união das duas folhas, representava o grande amor do casal que nem mesmo a morte conseguiu separá-los.

Fonte: http://lendasamazonicas2.freewebspace.com

Eu sempre fui apaixonada por lendas, pelo fascínio que elas exercem sobre a psiqué humana. A lenda de Tamba Tajá tem uma particularidade toda especial para mim. Minha vida quase toda eu vivi no Amazonas e cada dia mais eu me encantava com suas histórias, seu povo, seus costumes. Fecho os olhos e posso sentir o cheiro delicioso das comidas de lá. Hum...! Delicia...!

Um beijo grande a toda Região Amazônica!

-Dora Vitoriosa-

Nenhum comentário: